Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Julho de 2020 | 11h22 - Actualizado em 03 Julho de 2020 | 11h22

Acções do PIIM no Cachiungo dão primazia ao sector eléctrico

Cachiungo - As autoridades do município do Cachiungo (Huambo) estão a priorizar, no âmbito das acções do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), projectos voltados ao sector eléctrico, com objectivo de impulsionar o desenvolvimento económico-social.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pela administradora da municipalidade, Edith Livila Lissimo Manuel, referindo que as autoridades pretendem, com esta primazia, melhorar a actual situação do sector, que está muito aquém do desejado, tendo em conta a sua importância no bem-estar dos munícipes.

Segundo a gestora do município, a localidade, cuja sede dista a 64 quilómetros a Leste da cidade do Huambo, enfrenta inúmeras dificuldades no fornecimento de energia eléctrica, por possuir apenas um grupo gerador, com capacidade para 500 Kva e, ainda por cima, em estado obsoleto.

Tal realidade, prosseguiu, além de privar os munícipes deste bem indispensável para a melhoria das suas condições de vida, tem, de igual modo, desencorajado os empresários e empreendedores a investirem na municipalidade, tendo em conta o contributo que devem dar ao processo de desenvolvimento local.

Edith Livila Lissimo Manuel disse que a administração decidiu dar, no quadro do PIIM, maior atenção ao sector, com a execução de projectos que visa a requalificação e ampliação do sistema de distribuição de energia eléctrica, através da aquisição de grupos de geradores para a sede municipal e das duas comunas (Chinhama e Chiunbo).

Informou que para a vila do município prevê-se dois geradores de 500 a 600 Kva, respectivamente, ao passo que para as duas comunas, um gerador de 150 a 200 Kva, para cada uma delas.

Sem perspectivar o número de futuros consumidores, avançou que o objectivo passa pelo alargamento da rede de 12 mil metros para a sede municipal e um total de 11 mil metros para as duas comunas, no sentido de contrapor a situação actual, cujo processo de fornecimento é efectuado, de forma alternada, para os bairros ligados na rede.  

Além deste projecto, Edith Livila Lissimo Manuel fez saber que o município tem inscrito oito projectos no PIIM, com um orçamento global de 566 milhões de Kwanzas, que com a sua conclusão vão proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos.

Entre os projectos, que segundo a responsável já se encontram em concursos públicos, constam as acções no âmbito do programa “Água para Todos”, com a reabilitação dos pontos de abastecimento, entre chafarizes, manivelas e construção de outros, a edificação do novo cemitério municipal, a requalificação dos lancis da rua principal e do parque infantil.

Com uma extensão territorial de dois mil e 947 quilómetros quadrados e uma população estimada em 105.733 habitantes, distribuídos nas comunas da Chinhama, Chiumbo e Sede, nesta região são produzidos, sobretudo, batata rena, feijão e o milho, bem como hortícolas, mandioca e soja.

O nome Cachiungo tem como origem as cataratas ou quedas de águas junto do rio Kutato, que produziam um som cujo eco atraía os viajantes que iam em colunas, do Leste para o Oeste e vice-versa, levando óleo de palma, borracha, sal e escravos.

Este som, segundo reza a história, é denominado “Ochiungo”, em língua nacional umbundu, derivando a denominação morro Cachiungo, atribuído à vila em 1976, um ano depois da proclamação da Independência Nacional.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 02/07/2020 19:14:07

    Crianças do orfanato da missão da Hanga recebem bens diversos

    Bailundo - As crianças do orfanato da missão Católica da Hanga, da Congregação das Irmãs de São José Cluny, no município do Bailundo (Huambo), receberam hoje, sexta-feira, bens diversos de primeira necessidade, numa iniciativa do Governo local.

  • 02/07/2020 18:31:28

    Destacado papel do sector privado na melhoria do bem-estar das famílias

    Caála - O importante papel do sector privado na melhoria do bem-estar das famílias do município da Caála (Huambo), através de projectores de responsabilidade social, com foco nas acções de calamidade natural, foi destacado hoje, quinta-feira, pelas autoridades locais.

  • 02/07/2020 12:42:20

    Acções do PIIM estimulam produção agrícola no Ucuma

    Ucuma - A implementação das acções do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), no Ucuma (Huambo), visa estimular a produção agrícola, para melhorar o sustento das famílias locais.