Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

01 Julho de 2020 | 20h50 - Actualizado em 01 Julho de 2020 | 21h38

Projectos do PIIM animam autoridades na Chicala Cholohanga

Huambo - A execução dos projectos inscritos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a nível da Chicala Cholohanga (Huambo), constitui um factor crucial para que a municipalidade possa alcançar novos patamares de desenvolvimento social e económico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A afirmação é do administrador do município, Paulo Moma Kundombongue, quando apresentava a situação sócio-económica da sua jurisdição durante a 5ª sessão do governo da província do Huambo, realizada na sede daquela circunscrição territorial, que dista a 42 quilómetros da cidade do Huambo.

De acordo com o administrador, a nível do município estão previstos 22 projectos sociais, num orçamento global de mais de 222 milhões de kwanzas, virados para os vários domínios, com real incidência na vida das populações e que vão contribuir para a mitigação das dificuldades que a região enfrenta, proporcionando o seu progresso sócio-económico.

Entre as acções, destacou o projecto de requalificação e ampliação do sistema de fornecimento de energia eléctrica na sede municipal, um bem essencial para a melhoria da vida dos cidadãos e factor indispensável para a dinamização do comércio e da indústria no município.

Disse ainda constar destes projectos acções de construção de infra-estruturas escolares e sanitárias, a requalificação do parque infantil, do centro cultural, bem como a construção da residência do administrador comunal do Samboto, a conclusão das obras de construção das instalações da Procuradoria da República no município, tal como a construção de campos de futebol 11 nas comunas do Sambo e Samboto.

No entanto, informou que, destes, nenhum projecto teve o seu início, quer em termos de execução física como financeira, mas garantiu que estão a ser cumpridos todos os procedimentos administrativos junto da delegação provincial das Finanças, numa ordem de 65 por cento.

A par do PIIM, Paulo Moma Kundombongue referiu que os desafios de dinamização do progresso social do município contam igualmente com o suporte do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, cujas acções têm permitido a elevação das condições sociais das populações, sobretudo as mais vulneráveis, com a disponibilização, por parte do Ministério das Finanças, de 25 milhões de kwanzas mensais.

O município da Chicala-Cholohanga, um dos 11 da província do Huambo, possui uma extensão territorial de 4.380 quilómetros quadrados e uma população estimada em 114 mil e 594 habitantes, que faz da agricultura familiar e da criação de animais de médio e pequeno porte a sua principal fonte de sustento.

Para além da situação social e económica da Chicala Cholohanga, a 5ª sessão ordinária do governo do Huambo, orientada pela governadora Lotty Nolika, analisou igualmente a situação da segurança pública da província.

Os participantes abordaram ainda, entre outros temas, o balanço da arrecadação de receitas na província ao longo do mês de Maio, a operacionalização do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e o Ponto de Situação do PIIM, o Projecto Mineral em curso no município do Longonjo e a Campanha de Massificação do Registo Civil.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 01/07/2020 14:50:50

    ONG's melhoram abastecimento de água potável na Caála

    Caála - As Organizações Não-governamentais (ONG's) Visão Mundial e Mentor Initiative, procederam hoje, quarta-feira, a entrega de três manivelas (furos) na localidade do Cangoti, arredores da cidade da Caála, província do Huambo, no âmbito do programa de água, saneamento e promoção de higiene.

  • 01/07/2020 14:01:33

    PIIM reanima esperança da população do Mungo

    Mungo - A execução das 17 acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) constitui, para o Mungo, região com o maior índice de pobreza multidimensional entre os 11 da província do Huambo, o reanimar da esperança dos seus 129 mil e 571 habitantes.

  • 29/06/2020 18:14:40

    Covid-19: Deputados preocupados com deturpação das medidas de prevenção

    Huambo - Os deputados do MPLA pelo círculo eleitoral da província do Huambo manifestaram-se, esta segunda-feira, preocupados com a deturpação das medidas de prevenção da Covid-19 nas comunidades por algumas seitas religiosas, numa altura em que os casos tendem aumentar.