Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2020 | 16h11 - Actualizado em 12 Julho de 2020 | 16h22

Cadeia de Cacanda com superlotação

Dundo - Com capacidade para 480 reclusos, o Estabelecimento Prisional de Cacanda, na Lunda Norte, está sobrelotado com 578 presos, dentre nacionais e estrangeiros, soube-se hoje nesta província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada pelo director local dos serviços prisionais, José Lucala, que falava à propósito da reintegração social dos reclusos, sublinhando que 302 são condenados e 276 estão na condição de detidos, sem que haja excesso de prisão preventiva.

Quanto a reintegração, disse estarem, de momento, 92 reclusos inseridos em programas de alfabetização, formação profissional (na área de informática) e na actividade agrícola, visando a sua sustentação depois de soltos.

Deu a conhecer a existência de um pavilhão de artes e ofícios no estabelecimento, que a partir de 17 de Setembro aumentará as opções de formação nas áreas de serralharia, electricidade e carpintaria.

Recentemente foram soltos 171 reclusos, no âmbito das medidas de prevenção e combate ao covid-19, mas ainda assim o estabelecimento regista 98 presos além da sua capacidade, numa altura em que se debate com escassez de água, o que, entre outras necessidades, dificulta a lavagem frequente das mãos para prevenção da doença.

Leia também
  • 11/07/2020 09:58:48

    Bairros Caita e Txamba voltam a beneficiar de água potável 10 anos depois

    Dundo - Dez anos depois, os habitantes dos bairros Caita e Txamba, no município do Chitato, província da Lunda Norte, voltaram sexta-feira a consumir água potável, com a entrada em funcionamento de dois sistemas de abastecimento do precioso líquido, inaugurados pelo administrador local, Gastão Cahata.

  • 09/07/2020 20:44:25

    Covid-19: MPLA quer maior envolvimento da JMPLA na sensibilização

    Dundo - O segundo secretário provincial do MPLA na Lunda Norte, Fernando Terça, apelou hoje, quinta-feira, a JMPLA a intensificar as suas acções de sensibilização e mobilização para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, com realce para o uso obrigatório de mascaras na via pública e o distanciamento físico.

  • 08/07/2020 15:56:36

    Covid-19: MPLA quer colaboração na protecção das fronteiras

    Dundo - O secretário provincial do MPLA na Lunda Norte, Ernesto Muangala, aconselhou, nesta quarta-feira, a população a colaborar no combate à violação das fronteiras com a República Democrática do Congo (RDC).