Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Julho de 2020 | 08h50 - Actualizado em 11 Julho de 2020 | 08h48

Governo investe Akz 160 milhões na construção de mercado em Saurimo

Saurimo - Cento e sessenta milhões de kwanzas estão a ser investidos na construção de um mercado com capacidade para acolher mil vendedores no bairro Nhama, município de Saurimo, província da Lunda Sul, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL: NEVES ROMÃO - ADMINISTRADOR MUNICIPAL DE SAURIMO

Foto: QUINTAS BENJAMIM

O empreendimento, com um prazo de execução de três meses, está a ser erguido num espaço de quatro mil metros quadrados e comportará parque de estacionamento para 20 viaturas, água e energia eléctrica, entre outros serviços inerentes à actividade comercial.

De acordo com o administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, que avançou sexta-feira a informação, a construção do mercado visa garantir dignidade aos vendedores, bem como reduzir o índice de venda ambulante na circunscrição.

Explicou que os principais beneficiários serão os vendedores do actual mercado do 14, que exercem a actividade à beira da estrada 180, sem as mínimas condições de higiene.

Privatizações de mercados

Para dinamizar a rentabilização dos mercados, visando o aumento da arrecadação de receitas comunitárias, a administração municipal de Saurimo está a criar as condições para a realização de um concurso público, para entrega da gestão a empresas privadas.

Trata-se dos mercados do 14, Candembe, Txicumina e Txizainga 2, segundo o administrador Neves Romão, acrescentando que está a ser criada uma comissão para conduzir o referido concurso público nos próximos dias.

Enquanto se criam as condições para tal desiderato, os mercados do Candembe e Txicumina estão a beneficiar de obras de requalificação.

Por este facto, a administração municipal, suspendeu, temporariamente, desde 24 de Junho, o pagamento de emolumentos nos quatro mercados.

O município de Saurimo tem 442 mil e 437 habitantes.

Leia também
  • 10/07/2020 18:39:50

    Covid-19: Directores instruídos sobre os métodos de prevenção

    Saurimo - Directores de escolas do primeiro e segundo ciclo do município de Saurimo (Lunda Sul) foram hoje, sexta-feira, capacitados em matérias sobre os métodos de prevenção do coronavírus (covid-19), com vista a serem os portadores de mensagens aos discentes, numa promoção do Gabinete provincial da Educação, em parceria com o da saúde.

  • 07/07/2020 16:12:07

    Bairro Sacombe beneficia de energia eléctrica 20 anos depois

    Saurimo - Vinte anos depois, a população do bairro Sacombe, no município de Saurimo (província da Lunda Sul), beneficia-se desde segunda-feira de energia eléctrica, no âmbito do programa de expansão da rede eléctrica em curso na região.

  • 03/07/2020 20:07:51

    Covid-19: ADECOS mobilizados para sensibilização comunitária

    Cacolo - Trinta e dois Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário estão envolvidos nas campanhas porta-a-porta de sensibilização sobre medidas de prevenção contra a Covid-19, no município de Cacolo, província da Lunda Sul.