Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Julho de 2020 | 12h04 - Actualizado em 11 Julho de 2020 | 12h33

Nova subestação de tratamento de água beneficia mais de 15 mil cidadãos

Benguela - A nova subestação de captação e tratamento de tratamento de água em construção na sede municipal do Bocoio, na província de Benguela, vai beneficiar cerca de 15 mil cidadãos, soube hoje, sábado, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nova Subestação de tratamento de água do Bocoio

Foto: Augusto Cordeiro

Segundo o chefe do departamento local da Empresa de Águas, Bernardo Mande, a subestação vai contar com duas bombas com capacidade de dar vazão a 300 metros cúbicos de água/hora, cada uma delas.

A subestação terá ainda um tanque para armazenamento de água, sendo o seu tratamento o convencional, com pré-oxidação, coagulação, evacuação, decantação e filtração.

Explicou que quando entrar em funcionamento, será utilizada a rede de distribuição já existente, que deve ser ampliada com uma nova linha de 21 quilómetros de extensão.

Relativamente à antiga subestação em funcionamento, disse que ela tem capacidade de captar e tratar 700 metros cúbicos de água por hora, cuja qualidade obedece aos padrões definidos pela OMS.

O responsável adiantou que actualmente estão a distribuir apenas 500 metros cúbicos de água por hora, em função das perdas devido a problemas na linha de distribuição.

Existem actualmente na sede municipal do Bocoio apenas 630 ligações domiciliares, estando em curso um projecto para o aumento das mesmas, disse.

Bernardo Mande garantiu, por outro lado, que o abastecimento de água tem sido regular, havendo apenas constrangimentos quando ocorrem problemas técnicos.

Em termos de pagamento do consumo, o responsável disse que tem sido igualmente regular, registando-se casos isolados de consumidores que se furtam a essa obrigação.

Quando concluída a nova subestação de captação e tratamento de água, proveniente do rio Cubal, a sede municipal do Bocoio vai contar com duas estruturas do género, prevendo-se melhorias em termos da distribuição de água potável.

Leia também
  • 11/07/2020 07:35:29

    PIIM gera mais de 100 postos de trabalho na Catumbela

    Lobito - Mais de 100 postos de trabalho directos em várias áreas da construção civil estão, actualmente, criados no município da Catumbela, província de Benguela, através da execução de oito projectos sociais inseridos no Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), soube a ANGOP.

  • 11/07/2020 06:45:49

    PIIM retira serra da "Kapalandanda" do abandono

    Lobito - A comunidade de ex-militares da serra da Kapalandanda, uma localidade de difícil acesso do município da Catumbela, começa a conhecer outro alento, com a construção, há um mês, do primeiro posto de saúde, financiado pelo Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).

  • 10/07/2020 23:35:12

    Bocoio beneficia de mais de mil milhões de kwanzas do PIIM

    Lobito - A execução de sete projectos inscritos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), referentes ao município do Bocoio, província de Benguela, está avaliada em cerca de mil e quarenta milhões de kwanzas, soube hoje, sexta-feira, a Angop.