Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Julho de 2020 | 10h41 - Actualizado em 08 Julho de 2020 | 10h47

Polícia reforça combate ao roubo de gado na região sul

Ondjiva - A Polícia Nacional vai redobrar, doravante, o combate ao roubo de gado na região sul do país, levando a cabo operações conjunta entre os comandos provinciais do Namibe, Huíla e Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A decisão resulta de um encontro entre responsáveis da corporação das três províncias, realizado esta terça-feira, no município da Cahama, no Cunene, no qual traçaram estratégias para o combate deste “fenómeno”.  

Para melhor coordenação e controlo, as partes concluíram ser necessário um modelo único para a transição do gado, em caso de comércio, de uma província para outra, a qual deverá acontecer por via de uma “guia do animal”, passada pelas autoridades locais quatro dias depois da compra.

Deverá ocorrer a troca de informações pontuais e operações conjuntas, num processo em que se pede a maior colaboração das administrações e autoridades tradicionais, enquanto a população é solicitada a denunciar todos actos suspeitos, para o êxito do trabalho policial, segundo o porta-voz da corporação no Cunene, Nicolau Tuvecalela.

Referiu que os meliantes roubam o gado numa província para esconder noutra, onde é comercializado de forma clandestina, daí ser necessário toda colaboração entre as diferentes instituições da região.

No primeiro semestre deste ano, foram roubadas 400 cabeças de gado bovino no Cunene, 209 na Huíla, e 34 no Namibe.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 06/07/2020 11:46:37

    Cidadãos "travados" na fronteira Angola/Namíbia

    Ondjiva - Duzentos e 15 cidadãos foram impedidos de atravessar ilegalmente a fronteira Angola/Namíbia durante os últimos sete dias, na província do Cunene, pelo efectivo da Polícia de Guarda Fronteira.

  • 01/07/2020 11:26:09

    Governo investe na construção de centro de protecção de crianças

    Ondjiva - Duzentos e 97 milhões e 965 mil Kwanzas foram, este ano, investidos pelo governo provincial do Cunene na construção de um centro de protecção e desenvolvimento da criança, para acolher e cuidar de menores vítimas de violência física, abandonadas, traficadas ou abusadas sexualmente

  • 23/06/2020 13:50:14

    Covid-19: Polícia devolve mais de 100 motorizadas apreendidas

    Ondjiva - Cento e 20 motorizadas apreendidas pela Policia Nacional no Cunene, durante o período que vigorou o Estado de Emergência no país, devido à covid-19, foram devolvidas hoje, terça-feira, aos seus proprietários, sem pagamento de multas.