Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Julho de 2020 | 17h35 - Actualizado em 16 Julho de 2020 | 17h35

PIIM reabilita e amplia aterro sanitário do Luyovo

Lubango - Pelo menos 379 milhões, 849 mil e 822 Kwanzas estão a ser investidos na reabilitação e ampliação do aterro sanitário do Luyovo, localizado no município do Lubango, a fim de dar um melhor tratamento aos resíduos sólidos, recolhidos na cidade e periferia, depositados no local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O projecto inserido no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foi consignado nesta quinta-feira, com duração de cinco meses, tem a previsão de estar concluído até Dezembro do ano em curso e está a cargo da empresa de construção Soconstroi.

A empreitada, de acordo com o director do gabinete de estudos e estatísticas da Administração Municipal do Lubango (AML) Alex Bernardo, inclui a reabilitação da célula existente e construção de uma outra de aterramento do lixo, assim como o melhoramento da via de acesso, da estrada principal ao aterro sanitário.

Acrescentou que o projecto reserva ainda a aquisição de máquinas que vão ajudar a compactar o lixo e a depositá-lo nas devidas células, bem como a vedação do perímetro completo com dois quilómetros e 241 metros.

Por sua vez, o administrador adjunto para a área Técnica da AML, Orlando Brás, considerou que a reabilitação e ampliação do aterro do Luyovo vão servir para dar um melhor tratamento aos resíduos sólidos que são produzidos na urbe, assim como alargar o espaço.

“Os resíduos sólidos são depositados e por via de uma máquina são conduzidos à célula adequada para a sua recepção. Tendo em conta a demanda de resíduos sólidos produzidos na cidade, o projecto vem numa perspectiva de reunirmos condições para termos esse local totalmente reabilitado e alargado”, explicou.

O aterro sanitário do Luyovo funciona até então como uma lixeira a céu aberto e existe desde 2008. Com  essas obras, o local vai estar maior equipado para fazer o acondicionamento do lixo.

Para o município do Lubango, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foram contemplados 23 projectos de âmbito social, orçados em oito mil milhões de Kwanzas.

Leia também
  • 16/07/2020 16:51:13

    Munícipes da Jamba consomem água imprópria

    Jamba - Pelo menos 15 mil habitantes da sede do município da Jamba, na província da Huíla, estão a consumir água imprópria, por falta de manutenção nas condutas do sistema de captação instalado a partir da albufeira do rio Colui.

  • 15/07/2020 18:35:10

    Nora mata sogra à paulada em Caconda

    Caconda - Uma idosa de 75 anos de idade foi morta à paulada supostamente pela própria nora de 25 anos, terça-feira, no município de Caconda, província da Huíla, por ter encontrado a sogra a mexer nos seus pertences sem autorização.

  • 15/07/2020 13:08:23

    Polícia evita morte encomendada por irmãos

    Lubango - A Polícia Nacional impediu segunda-feira o assassinato de um homem de 52 anos, no município do Quipungo, província da Huíla, ao deter dois irmãos do mesmo encontrados a planificar a sua morte com supostos profissionais, em troca de 200 mil kwanzas.