Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

29 Julho de 2020 | 14h53 - Actualizado em 29 Julho de 2020 | 14h52

Centro ortopédico sem material para fabrico de próteses

Sumbe - O centro ortopédico do Amboim, província do Cuanza Sul, com uma capacidade para fabricar 24 próteses dos membros superiores e inferiores, por mês, está sem kits transfemurais e transtibiais para atender as pessoas com necessidades especiais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Exposição de Próteses

Foto: Aurelio Janeiro Sacalei

O responsável do Centro, Domingos Augusto dos Santos, disse  hoje a Angop que o material esgotou em Janeiro deste ano, sete meses depois da sua reinauguração, relegando a unidade para, apenas, trabalhos de reparações de próteses.

Durante o período (Julho 2019/ Janeiro 2020) foram fabricadas mais de 100 próteses dos membros superiores e inferiores,  ao passo que desde Janeiro último até a presente data foram reparadas 28 próteses.

“ Fizemos as devidas solicitações para o reabastecimento do Centro, visto que não somos uma unidade orçamentada, e aguardamos que o Ministério da Saúde, via Gabinete Provincial, possa atender estas necessidades”, frisou.

Avançou que pelo menos 20 pessoas do Cuanza Sul, Benguela e Huambo, com necessidades especiais, recorrem diariamente ao centro para colocar pela primeira vez uma prótese, “mas devido a falta de material ficamos sem respostas”.

O centro foi reinaugurado pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, em Julho de 2019, num investimento de 103 milhões de Kwanzas, que melhorou as condições da unidade com uma pista de obstáculos para adaptação e reintegração do utente, um ginásio e uma capacidade de internamento para 24 portadores de necessidades especiais, cujos serviços são assegurados por dois técnicos de orto-próteses.

Leia também
  • 28/07/2020 11:29:24

    Covid-19: Associação Osãi dá assistência psico-social

    Luanda - Atenta às consequências e impacto da Covid-19 na sociedade angolana, a Associação Osãi está a trabalhar com algumas famílias afectadas directamente pela pandemia, apoiando-as psicosocialmente no âmbito do seu recém-criado projecto "UKAMBA" (amizade, em Umbundu).

  • 27/07/2020 18:10:27

    Tribunal do Cuanza Sul condena jovem por queimada anárquica

    Sumbe - O Tribunal do Cuanza Sul condenou hoje (segunda-feira) Daniel Bento), 26 anos, à pena de três meses de prisão efectiva por efectuar queimadas anárquicas no município do Libolo.

  • 26/07/2020 20:40:53

    Covid-19: Cidadãos mantêm negligência

    Luanda - Apesar de declarada a circulação comunitária do novo coronavírus em Angola e do aumento exponencial de casos, particularmente neste mês de Julho, milhares de cidadãos continuam negligentes no cumprimento das medidas de prevenção.