Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Julho de 2020 | 11h29 - Actualizado em 28 Julho de 2020 | 11h44

Covid-19: Associação Osãi dá assistência psico-social

Luanda - Atenta às consequências e impacto da Covid-19 na sociedade angolana, a Associação Osãi está a trabalhar com algumas famílias afectadas directamente pela pandemia, apoiando-as psicosocialmente no âmbito do seu recém-criado projecto "UKAMBA" (amizade, em Umbundu).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Dra. Sofiana MBakassy, Presidente da Associação Osãi

Foto: Cedida

Crianças carenciadas alimentando-se no quadro do surgimento de Cozinhas Comunitárias em tempo de Covid-19, e apoiadas psico-emocionalmente

Foto: Joao_Gomes

“Este projecto pretende prestar apoio mental, emocional, psicológico e alimentar a todos que, por várias razões, vivam de alguma forma desmotivados, principalmente nesta fase dessa doença letal”, discreve uma nota da referida asssociação, chegada hoje à Angop.

De acordo com a presidente (socióloga) da Osãi, Sofiana M’Bakassy, o apoio familiar nestas situações é muito importante, sobretudo para crianças e jovens que muito sonham, a exemplo de um grupo apoiado, na sexta-feira última, na “Tenda do Kilamaba”.

A iniciativa, refere a nota, associou-se a uma Cozinha Comunitária que serve diariamente (desde Março) as três principais refeições a uma média de 300 crianças e jovens com idades entre os 6 meses e os 18 anos, que todos os dias saem de casa a procura de alimento naquele recinto.

“Um momento com o humorista Gilmário Vemba, parceiro da Osãi, fez igualmente parte do programa, para a alegria das crianças e jovens, que se mostraram satisfeitos pela presença do artista que prontamente abraçou a causa, que envolve actividades ludo-educativas”, explica.

Segundo a nota, o programa inclui acções e cognitivo-comportamentais e ligadas ao objecto social da Osãi (questões de saúde mental com foco no stress, ansiedade e depressão), desenvolvidas por profissionais do Núcleo dos Psicólogos Sem Fronteiras, liderado por Emanuel Capita.

A parte final do programa, salienta o documento, incluiu uma entrega simbólica de alimentos não perecíveis à Cozinha Comunitária e ainda a participação dos membros da Osãi, recebidos por Aida Silva, directora para a Área Social da Admnistração do Distrito do Kilamba, na doação de sexta-feira.

 A Associação Osãi existe desde Novembro de 2019 e pretende contribuir para a saúde e bem-estar dos angolanos, em matérias de educação de qualidade, inclusiva e equitativa; de Justiça; na promoção da paz e no desenvolvimento sustentável; e ajudar na construção de instituições credíveis.

Assuntos Doação   Saúde  

Leia também
  • 24/07/2020 21:27:15

    Covid-19: Cabinda com novos serviços de despiste respiratório

    Cabinda - O Hospital Provincial de Cabinda conta desde hoje, sexta-feira, com novos serviços de despiste do síndrome respiratório, gabinete de utente, salas de colheitas de amostras para análises clínicas e de triagem de Manchester, bem como uma lavandaria para fazer face ao vírus da Covid-19.

  • 23/07/2020 18:00:57

    Covid-19: Trabalhadores da Cidade da China em rastreio

    Luanda - Após detecção de dois casos positivos de Covid-19 no parque comercial "Cidade da China", no dia 20 deste mês, e imediata instituição da cerca sanitária ao local, os trabalhadores do estabelecimento começaram a ser testados hoje (quinta-feira), pelas autoridades sanitárias.

  • 21/07/2020 19:28:45

    Covid-19: Cunene quer Hospital de Campanha

    Ondjiva - Os citadinos residentes na cidade de Ondjiva, província do Cunene, solicitaram hoje, terça-feira, o arranque das obras do Hospital de Campanha para internamento e tratamento de eventuais doentes com covid-19, uma vez que já se realizou o trabalho de compactação dos três hectares da área visada.