Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Agosto de 2020 | 12h26 - Actualizado em 08 Agosto de 2020 | 16h50

Convid-19: Governo pede intervenção de sobas na prevenção

Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, pediu as autoridades tradicionais contínua ajuda na vigilância e espírito de missão na sensibilização, para se cortar a evolução da Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Governador Pereira Alfredo (centro) na visita à Cassumbi

Foto: Leonardo Castro

Bié: Governador Pereira Alfredo (dir.) visita comuna de Cassumbi

Foto: Leonardo Castro

O Bié tem dois casos positivos da pandemia, nas aldeias de Capeio (Cunhinga) e de Ngango (Calussinga.

Em declarações à imprensa, após jornada de campo nas comunas de Cassumbi e Chivaulo (Andulo), limítrofes com Malange e Huambo, o governante destacou a necessidade de se redobrar a vigilância.

Pelo registo desses casos, a Comissão Provincial de Combate à Covid-19 isolou, desde os dias dois e seis de Agosto último, as Aldeias de Capeio (Cunhinga), a cerca de 30 quilómetros do Cuito, e de Ngango (Andulo), para rastreio.

Para o governador Pereira Alfredo, a medida visa “travar” a evolução do coronavírus, considerando necessário se cumprir as medidas de biossegurança e denunciar quem entra nas localidades sem se saber a sua proveniência.

As autoridades sanitárias já efectuaram o rastreio do primeiro caso positivo de Covid-19, na aldeia de Capeio, no município do Cunhinga, a 15 cidadãos, dois dos quais com resultados IGG e que aguardam a confirmação a partir do laboratório de Luanda.

O segundo caso positivo na Aldeia de Ngango, comuna de Calussinga (Andulo), também motivou o rastreio imediato, culminando com a colocação em quarentena institucional de familiares directos, sem, no entanto, adiantar números.

Nesta altura, encontram-se em quarentena, na província do Bié, mais de 100 cidadãos, com realce para 35 na institucional nos municípios do Cuito, Andulo, Cunhinga, Camacupa e Chitembo.

A capital provincial do Bié tem os centros de quarentena “Chik Chik” e do Cuquema, além do Centro de Tratamento da Cavanga II. Já os demais oito municípios, cada um tem o seu centro de quarentena, prontos para eventuais casos na circunscrição,

Entrega de inputs agrícolas

Por outro lado, nas comunas de Cassumbi e Chivaulo, que Pereira Alfredo visitou pela primeira vez desde que assumiu o cargo de governador do Bié, em Setembro de 2018, foram entregues diversos inputs agrícolas, entre os quais fertilizantes.

O governador entregou também cadeiras de rodas para deficientes e material de corte de costura.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 06/08/2020 15:10:30

    Covid-19: Governo quer campanhas de prevenção mais intensas

    Cangote - O Governo Provincial do Bié reafirmou, nesta quinta-feira, o apelo aos jovens para se envolverem de forma mais activa nas campanhas de sensibilização nas comunidades, para a prevenção e combate à Covid-19.

  • 06/08/2020 13:24:22

    Mais de 300 famílias recebem terreno para auto construção

    Camaucpa - Mais de 300 famílias que viviam em zonas de risco, na sede municipal de Camacupa, a 82 quilómetros a Leste da cidade do Cuito (Bié), beneficiaram hoje (quinta-feira), de igual número de lotes de terreno para a auto-construção dirigida.

  • 05/08/2020 16:45:21

    Covid-19: Governo prima por condições dignas

    Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, garantiu, nessa quarta-feira, no Cuito, haver "condições dignas", quer no Centro de Tratamento da Cavanga II quer nos demais centros de quarentena institucionais controlados pelo Governo, contrariando informações postas a circulação nas redes sociais.