Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2020 | 17h08 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 18h18

Covid-19: Comissão adverte religiosos para respeito das medidas

Menongue - A Comissão Multissectorial Provincial de Combate e Prevenção à Covid-19 no Cuando Cubango advertiu, hoje, os líderes de diferentes convicções religiosas a cumprirem as medidas de biossegurança para conter a propagação da Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Imprensa no final de um encontro com responsáveis desse grupo social, a coordenadora-adjunta da referida comissão, Carla Cativa, disse que o encontro representa uma resposta em torno da constatação feita durante o trabalho de campo de fiscalização nos respectivos templos.

Afirmou que durante a fiscalização dos cultos, se notou a existência de igrejas que não estão a cumprir com o distanciamento físico-social, assim como com a lotação previamente definida, de apenas 50 fiéis ou 50 por cento da capacidade de cada templo.

Carla Cativa realçou que nas visitas, às distintas infra-estruturas, foram encontradas crianças e idosos, grupo identificado como estando em situação de risco ante a pandemia, no interior dos recintos de culto, o que condenou com veemência.

Em função deste incumprimento, explicou, “houve a necessidade da realização do encontro de trabalho, para se concertar ideias e reforçar o apelo aos religiosos, no sentido de serem os protagonistas da transmissão da mensagem com palavras e acções aos seus fiéis sobre os perigos do incumprimento das medidas gizadas.

A também vice-governadora para os sectores Político, social e Económico, explicou que, à luz do Decreto Presidencial nº 148/20, foram baixadas orientações das medidas que devem ser tomadas em conta nas igrejas para a realização de cultos e missas.

Acrescentou que as referidas medidas devem ser cumpridas, sob pena de os infractores serem responsabilizados civil e criminalmente, apesar de até ao momento não ter sido confirmado nenhum caso positivo da Covid-19 na província.

No entanto, 25 cidadãos, entre os quais 18 que violaram a cerca sanitária de Luanda e sete a fronteira com a República da Namíbia, através do município do Calai, estão a ser acompanhados em quarentena pelas autoridades sanitárias.

A província do Cuando Cubango, situado a sudeste de Angola, com 9 municípios e 32 comunas, tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes.

Faz fronteira com a Zâmbia, na faixa leste, e com a Namíbia, na faixa sul, países que contam com casos positivos da pandemia.

Leia também
  • 04/08/2020 14:31:10

    Posto de saúde do Gungo reforçado com medicamentos

    Sumbe - Dois lotes de medicamentos contra malária, diarreia, pneumonia, gastrite e bronquite foram entregues hoje (terça-feira) ao posto de saúde da comuna do Gungo no, município do Sumbe, província do Cuanza Sul.

  • 01/08/2020 16:28:55

    Covid-19: Malanje com 4 casos suspeitos

    Malanje - Quatro pessoas suspeitas da Covid-19, a nível da província de Malanje, testaram reactivo a IGM, aguardando pela confirmação dos resultados nos próximos dias, informou (hoje) o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião.

  • 01/08/2020 12:26:31

    Abertas actividades das festas da Senhora do Monte

    Lubango - Uma missa de acção de graças marcou este sábado, no Lubango, a abertura do programa religioso da tradicional festa da Nossa Senhora do Monte, na província da Huíla.