Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Agosto de 2020 | 16h45 - Actualizado em 05 Agosto de 2020 | 19h11

Covid-19: Governo prima por condições dignas

Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, garantiu, nessa quarta-feira, no Cuito, haver "condições dignas", quer no Centro de Tratamento da Cavanga II quer nos demais centros de quarentena institucionais controlados pelo Governo, contrariando informações postas a circulação nas redes sociais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar num encontro com os membros da Comissão Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19, sublinhou que, apesar do Bié ter já dois casos (em Andulo e Cunhinga), “os centros de tratamento e de quarentena institucionais têm condições aceitáveis e dignas”.

Em função disso, na qualidade de coordenador local da referida Comissão, Pereira Alfredo voltou a tranquilizar a população local, no sentido de se manter calma, porque os dois casos notificados estão sob o controlo das autoridades sanitárias.

“Neste momento, os infectados estão a ser tratados no Centro da Cavanga II, arredores da cidade do Cuito, com os fármacos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informou o responsável.

O governador do Bié disse estar-se, por outro lado, a intensificar o reforço das medidas de prevenção nas fronteiras com as províncias do Huambo, Cuando Cubango, Moxico, Malange e Cuanza Sul.

A ideia, segundo o governante, é evitar com que mais cidadãos furem a cerca sanitária de Luanda e Cazengo (Cuanza Norte), uma vez que os dois casos confirmados no Bié resultam desta acção, acrescentando que as entidades vão responsabilizar civil e criminalmente os seus infractores.

Rastreio dos contactos do primeiro caso positivo

Por sua vez, o director do Gabinete local da Saúde, João Campos, avançou que as autoridades sanitárias já efectuaram o rastreio do primeiro caso positivo de Covid-19, na aldeia de Capeio, no município do Cunhinga, a 15 cidadãos, dois dos quais com resultados “IGG” (mantiveram contacto com o vírus).

Apesar disso, explicou, aguarda-se ainda a sua confirmação a partir do laboratório de Luanda.

De acordo com o coordenador, o segundo caso positivo na comuna de Calussinga, município do Andulo, motivou o rastreio imediato, culminando com a colocação em quarentena institucional de familiares directos, sem no entanto, adiantar números.

Nesta altura, encontram-se em quarentena, na província do Bié, mais de cem cidadãos, com realce para 35 na institucional (os restantes na domiciliar) nos municípios do Cuito, Andulo, Cunhinga, Camacupa e Chitembo.

A capital provincial do Bié tem os centros de quarentena “ChiK Chik” e do Cuquema, além do Centro de Tratamento da Cavanga II. Já os demais oito municípios, cada um tem o seu centro de quarentena, prontos para eventuais casos na circunscrição,

E pelos primeiros registos, a Comissão Provincial de Combate à Covid-19 isolou, desde domingo, a Aldeia de Capeio (Cunhinga), a cerca de 30 quilómetros do Cuito, para rastrear as pessoas que tiveram contacto com o primeiro infectado no Bié (até agora assintomático).

Com os dois casos recentes diagnoticados, o Bié tornou-se na décima primeira (11ª) província a registar casos positivos dessa pandemia, em Angola, que conta actualmente com 1.344 casos positivos, dos quais 59 óbitos, 503 recuperados e 688 activos.

Assuntos Província » Bié   Saúde  

Leia também
  • 05/08/2020 18:01:40

    Covid-19: Governo entrega 4 moto-cisternas a áreas sob cerca

    Cabinda - O governo da provincia de Cabinda entregou, nesta quarta-feira, quatro moto-cisternas à Administração Municipal de Cabinda para reforçar as capacidades de distribuição de água potável às populações residentes nas zonas sob cordão sanitário devido aos casos da Covid-19 registados no município sede de Cabinda.

  • 04/08/2020 21:13:59

    Covid-19: Lunda Norte pede reforço de máscaras

    Dundo - As autoridades sanitárias na Lunda Norte solicitam, à Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19, reforço de máscaras e fatos de protecção para os técnicos que prestarem assistência aos pacientes infectados com a doença.

  • 04/08/2020 17:08:43

    Covid-19: Comissão adverte religiosos para respeito das medidas

    Menongue - A Comissão Multissectorial Provincial de Combate e Prevenção à Covid-19 no Cuando Cubango advertiu, hoje, os líderes de diferentes convicções religiosas a cumprirem as medidas de biossegurança para conter a propagação da Covid-19.