Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2020 | 21h13 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 21h13

Covid-19: Lunda Norte pede reforço de máscaras

Dundo - As autoridades sanitárias na Lunda Norte solicitam, à Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19, reforço de máscaras e fatos de protecção para os técnicos que prestarem assistência aos pacientes infectados com a doença.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao expor a necessidade, durante um encontro com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, o coordenador-adjunto da Comissão Multissectorial de Resposta à pandemia na Lunda Norte, Gimi Nhunga, sublinhou que a província regista uma ruptura considerável deste material.

Gimi Nhunga explicou que os meios serão para reforçar, principalmente o Hospital David Bernardino, com 200 camas, adaptado para centro de internamento e tratamento da Covid-19 no município de Chitato.

Com efeito, pediu ainda a aceleração dos processos para a montagem do laboratório regional, para evitar que a província fique dependente de Luanda e aumentar a sua capacidade de controlo epidemiológico.

Por outro lado, informou que actualmente 25 cidadãos cumprem quarentena institucional na Lunda Norte, aguardando os resultados dos testes moleculares.

Fronteira

Os órgãos de Defesa e Segurança na Lunda Norte reforçaram as medidas de vigilância ao longo da fronteira entre as províncias do Kwango e Luluaba (Republica Democrática do Congo) e os municípios do Cuango, Cuilo e Cambulo (Angola), tendo em conta o aumento de casos positivos que se regista no país vizinho (RDC).

Sem avançar números, o delegado provincial do Interior na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, disse que fruto deste reforço, as autoridades têm registado uma redução considerável de tentativas de violação das fronteiras.

Enalteceu, por isso, o contributo da população que tem colaborado com os órgãos de defesa, sobretudo nas denúncias.

Apoio

Setenta e uma famílias da localidade de Kanzololo, município do Chitato, beneficiaram, no último fim-de-semana, de produtos de cestas básicas, numa acção solidária de uma Organização não-governamental “as mentoras” em parceria com o gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Segundo a directora do Gabinete da Acção Social local, Madalena Valente, acções do género e com o apoio de várias organizações não-governamentais vão se estender em outras localidades onde residem famílias vulneráveis.

Leia também
  • 04/08/2020 17:08:43

    Covid-19: Comissão adverte religiosos para respeito das medidas

    Menongue - A Comissão Multissectorial Provincial de Combate e Prevenção à Covid-19 no Cuando Cubango advertiu, hoje, os líderes de diferentes convicções religiosas a cumprirem as medidas de biossegurança para conter a propagação da Covid-19.

  • 04/08/2020 14:31:10

    Posto de saúde do Gungo reforçado com medicamentos

    Sumbe - Dois lotes de medicamentos contra malária, diarreia, pneumonia, gastrite e bronquite foram entregues hoje (terça-feira) ao posto de saúde da comuna do Gungo no, município do Sumbe, província do Cuanza Sul.

  • 01/08/2020 16:28:55

    Covid-19: Malanje com 4 casos suspeitos

    Malanje - Quatro pessoas suspeitas da Covid-19, a nível da província de Malanje, testaram reactivo a IGM, aguardando pela confirmação dos resultados nos próximos dias, informou (hoje) o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião.