Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Agosto de 2020 | 13h59 - Actualizado em 07 Agosto de 2020 | 13h59

PIIM propicia restabelece ligação entre Cuale e Luquinje

Calandula - Setenta e cinco quilómetros de estrada que liga a comuna do Cuale ao sector do Luquinje, município de Calandula, começaram a ser terraplanados quinta-feira (6), no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A empreitada, a cargo da empresa Comercial Ndala Nganga, está orçada em 390 milhões de kwanzas e prevê uma faixa de rodagem de seis metros de largura, linha de água de um metro e 12 pontões ao longo do troço.

Com a duração de seis meses, o projecto gerou 60 postos de trabalho temporários.

O acto de consignação foi testemunhado pelo governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, que, na ocasião ,considerou a intervenção como sendo de extrema valia, na medida em que vai permitir levar serviços sociais básicos à população do Luquinje.

Segundo o governante, com a conclusão dos trabalhos, haverá maior fluidez nas trocas comerciais e estímulo da produção agrícola.

Por sua vez, o administrador comunal do Cuale, Dilson Coimbra Branco, disse que a inoperância no referido troço tem constituído obstáculo no desenvolvimento socio-económico da circunscrição, actualmente desprovida de empreendimentos sociais.

Já o regedor local, Joaquim Queta, congratulou-se com o arranque das obras,  frisando que atende as aspirações da população, tendo solicitado que nos próximos tempos se aposte na construção de escolas e hospitais, com vista a se dar maior dignidade aos cidadãos.

A par desta obra, o PIIM prevê ainda a construção de duas escolas, uma de 12 e uma de sete salas, um hospital do tipo A, bem como projectos de saneamento básico, entre outros.

Com uma extensão de sete mil e 37 quilómetros quadrados e uma população estimada em 90 mil habitantes, o município de Calandula dista a 85 quilómetros a oeste da cidade de Malanje e compreende as comunas do Cota, Cuale, Quinje e Cateco-Cangola.

Leia também
  • 07/08/2020 09:35:34

    Cuanza Norte regista 478 casos de VIH- Sida

    Ndalatando - Quatrocentos e setenta e oito novos casos de VIH-Sida, com saldo de 27 óbitos, foram registados pelas autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte, de Janeiro a Junho do ano em curso.

  • 06/08/2020 18:16:42

    PIIM cria 80 empregos directos em Mucari

    Malanje - Pelo menos 80 empregos directos serão criados até ao primeiro semestre de 2021, com a implementação de dois projectos ligados ao sector da educação, na comuna de Muquixe e na sede municipal de Mucari, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 06/08/2020 16:52:43

    Autoridades desaconselham consumo de peixe encontrado morto

    Luanda - O ministério da Agricultura e Pescas apelou hoje, em Luanda, a população a não comercializar, nem consumir, as espécies encontradas mortas ao longo da Baía de Luanda, por se desconhecerem as causas da sua morte.