Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Agosto de 2020 | 16h49 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 17h05

Acções do PIIM permitem restauro de passeios e lancis no Cachiungo

Cachiungo - As acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no Cachiungo (Huambo), tiveram início, esta quinta-feira, com a consignação das obras de restauro dos passeios e lancis da vila municipal, a 62 quilómetros da sede da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Testemunhou o auto de consignação, que simboliza o arranque oficial da empreitada, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, que está a radiografar a situação económico-social da municipalidade.

Com prazo de execução de três meses, as obras de reabilitação dos passeios e lancis estão avaliadas em 19 milhões, 203 mil e 526 kwanzas.

Além deste projecto, a administradora local, Edith Livila Lissimo Manuel, fez saber que o município tem inscrito oito acções no PIIM, com um orçamento global de 566 milhões de kwanzas, que com a sua conclusão vão proporcionar melhorias nas condições de vida dos cidadãos.

Entre os projectos, que segundo a responsável já se encontram em concurso público, constam as acções no âmbito do programa “Água para Todos”, com a reabilitação dos pontos de abastecimento, entre chafarizes e manivelas, bem como a construção de outros, a edificação do novo cemitério municipal, a requalificação dos lancis da rua principal e do parque infantil.

No prosseguimento da sua agenda de trabalho de algumas horas a municipalidade, a governadora Lotti Nolika constatou o andamento de alguns projectos sociais na comuna da Chinhama, executados no âmbito dos Programas de Investimentos Públicos (PIP) e de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.

Antes de regressar à cidade do Huambo, a governante concedeu audiências, em separado, a líderes religiosos, autoridades tradicionais, associações juvenis e responsáveis dos órgãos de defesa, segurança e ordem interna.

Com uma extensão territorial de dois mil e 947 quilómetros quadrados e uma população estimada em 105 mil e 733 habitantes, distribuídos pelas comunas da Chinhama, Chiumbo e Sede, nesta região são produzidos, sobretudo, batata rena, feijão e milho, bem como hortícolas, mandioca e soja.

O nome Cachiungo tem como origem as cataratas ou quedas de água junto do rio Kutato, que produziam um som cujo eco atraía os viajantes que iam em colunas, do Leste para o Oeste e vice-versa, levando óleo de palma, borracha, sal e escravos.

Este som, segundo reza a história, é denominado “Ochiungo”, em língua nacional umbundu, derivando a denominação morro Cachiungo, atribuído à vila em 1976, um ano depois da proclamação da Independência Nacional.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 12/08/2020 14:15:21

    Responsável aconselha maior aposta dos jovens no empreendedorismo

    Huambo - Os jovens da província do Huambo foram aconselhados esta quarta-feira, pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Jeremias Piedade Chissanga, a apostar no empreendedorismo, para o fomento do auto-emprego e melhoria do nível de vida.

  • 11/08/2020 16:22:01

    Huambo regista 638 novos casos de tuberculose

    Huambo - O quadro epidemiológico da tuberculose na província do Huambo registou, entre Abril a Junho deste ano, um total de 638 novos casos, cinco dos quais faleceram, de acordo com o supervisor do programa de luta contra a doença, Manuel Bengui.

  • 11/08/2020 16:15:18

    Covid-19: Violares da cerca de Luanda encaminhados à PGR

    Londuimbali - Quatro cidadãos que violaram a cerca sanitária de Luanda, epicentro da covid-19, foram encaminhados, esta terça-feira, à Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de terem cumprido a quarentena institucional no município do Londuimbali (Huambo).