Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Agosto de 2020 | 17h54 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 17h53

Covid-19: JMPLA desencoraja aglomerados

Cuito - Mil e trezentos jovens da JMPLA no Bié iniciaram hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, campanhas de sensibilização da população contra aglomerados de pessoas nas ruas e em locais públicos em época de Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Vista parcial da CIDADE DO CUITO

Foto: Angop

De acordo com o segundo secretário da organização juvenil do partido maioritário no Bié, Bivaldo Lopes, a acção vai se estender de imediato aos outros oito municípios da província até 8 de Setembro, altura que se prevê terminar o Estado de Calamidade Pública.

Este estado, declarado pelo Presidente da República, João Lourenço, vigora no país desde o dia 10 do mês em curso após terem sido vencidos 76 dias iniciais dessa situação pública que os angolanos viveram desde as 00h00 de 26 de Maio, por força da Covid-19, que assola o país há cerca de seis meses.

Em declarações à ANGOP, à margem do lançamento da aludida campanha, quarta-feira última, no Cuito, Bivaldo Lopes, diz ser um acto cívico que carece do envolvimento de todos, para se “travar” a disseminação da Covid-19 que já assola 14 províncias, entre eles o Bié com dois casos positivos.

Para a materialização do programa, o responsável disse que a organização vai também distribuir material de biossegurança como máscaras, sabão e outros junto das populações mais necessitadas em zonas recônditas.

Carência de sangue minimizada na hemoterapia

Informou  que o Comité Provincial da JMPLA lançou, no mesmo período, a segunda fase da campanha de doação de sangue, com vista a continuar a acudir a carência do precioso líquido nas unidades sanitárias.

O responsável avançou a envolvência, no Bié, de mais de cem militantes que doravante, passarão, de forma periódica, a doar sangue em resposta aos apelos da carência do produto nas distintas unidades hospitalares.

Apesar do actual contexto que o país vive, em função da Covid-19, a Hemoterapia do Hospital Provincial do Bié pouco tem se queixado da carência de sangue, para acudir gritos de socorro em última hora.

Por exemplo, o seu responsável, Álvaro Soares, garante haver stock de sangue para os próximos 15 dias, em função da doação massiva de trinta bolsas do tipo “O, A, OB, AB e B+” hoje, por membros da JMPLA a nível do Cuito.

Assuntos Província » Bié   Sociedade  

Leia também
  • 13/08/2020 17:14:46

    Covid-19: Mais de 50 cidadãos condenados a pagar multa

    Soyo - Cinquenta e três cidadãos nacionais detidos no princípio desta semana no município do Soyo, província do Zaire, por uso incorrecto de máscaras faciais, começaram nesta quinta-feira a ser liberados, após a apresentação do comprovativo bancário de pagamento de multas no valor de cinco a 10 mil Kwanzas.

  • 13/08/2020 17:01:21

    Covid-19: Comissão multissectorial promete responsabilizar condutores

    Saurimo - O coordenador provincial adjunto da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 na Lunda Sul, Veigas de Almeida, afirmou hoje, quinta-feira, em Saurimo, que vai responsabilizar civil e criminalmente os automobilistas que ignorarem as medidas de prevenção contra a pandemia.

  • 13/08/2020 16:53:00

    Covid-19: ONG Checa lança projecto "Juventude para a Mudança"

    Cuito - A Organização Não-Governamental Checa "People In Need" lançou hoje (quinta-feira) no Cuito (Bié), um projecto denominado "Juventude para a Mudança" que visa fortalecer as organizações da sociedade civil no processo de desenvolvimento e governança.