Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Agosto de 2020 | 16h36 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 17h43

Covid-19: Mbanza Kongo regista crianças sem uso de máscara

Mbanza Kongo - Crianças menores de 14 anos circulam pelas artérias da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, sem o uso de máscaras, numa altura em que a região contabiliza 14 casos positivos da Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da cidade de Mbanza Congo, na Província do Zaire

Foto: Clemente Santos

A informação foi avançada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pela directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Isabel Queba, tendo sublinhado que de Maio a Julho deste ano, foram notificados 106 casos de crianças sem a devida protecção contra a pandemia da Covid-19.

Denunciou que muitas destas crianças fazem venda ambulante de produtos nas ruas, alegadamente sob mando de alguns pais e encarregados de educação, para contribuir na renda familiar, situação que as autoridades locais esperam inverter nos próximos tempos.

 “Desde o estado de emergência até à presente data, o número de crianças que deambulam pelas principais artérias das nossas cidades e vilas, sem o uso de máscaras, aumentou de forma significativa. Estamos a trabalhar com os demais órgãos para travar essa tendência”, explicou.

 Aconselhou os pais e encarregados de educação a evitarem de expor os seus educandos à contaminação, mantendo-os em casa e cumprindo com as medidas de protecção como a lavagem constante das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Informou que a presença massiva de petizes nas principais artérias de Mbanza Kongo e não só agudizou-se desde a suspensão das aulas, por conta do Estado de Emergência e agora situação de calamidade em vigor no país.

Comparativamente ao período homólogo de 2019, a directora disse ter havido um aumento de 76 casos de crianças envolvidas em venda ambulante de produtos diversos na região.

A circunscrição do Soyo, litoral da província, é o único dos seis municípios que compõem o Zaire com registo de 14 casos da covid-19, todos confinados na Base de Apoio à Actividade Petrolífera “Kwanda”.

Leia também
  • 13/08/2020 17:14:46

    Covid-19: Mais de 50 cidadãos condenados a pagar multa

    Soyo - Cinquenta e três cidadãos nacionais detidos no princípio desta semana no município do Soyo, província do Zaire, por uso incorrecto de máscaras faciais, começaram nesta quinta-feira a ser liberados, após a apresentação do comprovativo bancário de pagamento de multas no valor de cinco a 10 mil Kwanzas.

  • 13/08/2020 17:01:21

    Covid-19: Comissão multissectorial promete responsabilizar condutores

    Saurimo - O coordenador provincial adjunto da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 na Lunda Sul, Veigas de Almeida, afirmou hoje, quinta-feira, em Saurimo, que vai responsabilizar civil e criminalmente os automobilistas que ignorarem as medidas de prevenção contra a pandemia.

  • 13/08/2020 16:53:00

    Covid-19: ONG Checa lança projecto "Juventude para a Mudança"

    Cuito - A Organização Não-Governamental Checa "People In Need" lançou hoje (quinta-feira) no Cuito (Bié), um projecto denominado "Juventude para a Mudança" que visa fortalecer as organizações da sociedade civil no processo de desenvolvimento e governança.

  • 13/08/2020 16:45:57

    Covid-19: OMA quer mulheres na mobilização

    Ondjiva - A primeira secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Cunene, Madalena Ndafoluma, recomendou hoje, quinta-feira, em Ondjiva, as mulheres o reforço das medidas de prevenção e combate ao vírus da Covid-19.