Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Setembro de 2020 | 11h04 - Actualizado em 21 Setembro de 2020 | 11h39

Polícia detém manifestantes em Calandula

Malanje - Dez jovens estão detidos há três dias por se manifestarem de forma ilegal contra eventual má governação no município de Calandula, província de Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada nesta segunda-feira, à imprensa, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia de Malanje, Junqueira António, tendo explicado que a detenção ocorreu pelo facto de os indivíduos realizarem a manifestação num feriado, 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, violando os pressupostos legais.

Referiu que os infractores incorrem nos crimes de violação da lei e desobediência às autoridades, uma vez que tinham sido orientados pela Polícia Nacional para marcar a manifestação para uma outra data.

Lembrou que a Constituição da República proíbe o exercício do direito à manifestação aos domingos e aos feriados nacionais.

Segundo o porta-voz, os detidos exigiam a destituição do administrador municipal de Calandula, Pedro Dembue, e em sua posse foram aprendidos cartazes com dizeres contra a governação local.

Fez saber que alguns dos implicados neste protesto são reincidentes na prática de convocação e realização de manifestações à margem da lei.

Esclareceu que a Polícia Nacional não se opõe às manifestações, por ser um direito previsto por lei, mas, para tal, deve-se cumprir com os procedimentos exigidos legalmente para serem autorizadas pela Administração Municipal de Calandula a realizar o protesto.

Dos 10 detidos, destacam-se oito manifestantes oriundos do município de Malanje, que aguardam pelo julgamento.

Leia também
  • 21/09/2020 11:31:08

    Jacaré capturado próximo de zona de trabalho

    Ndalatando - Um jacaré de aproximadamente metro e meio de cumprimento foi capturado com vida, no domingo, junto à zona de trabalho de jovens, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, por elementos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

  • 20/09/2020 17:56:38

    Dash "Kwanza" chega ao Lubango lotado

    Lubango - Cento e quarenta e sete dias depois, o Aeroporto Internacional de Mukanka voltou, neste domingo, a receber um voo comercial da TAAG, o Dash "Kwanza", que aterrou por volta das 14:12 com 74 passageiros (lotado), em apertadas medidas de fiscalização de biossegurança.

  • 20/09/2020 17:29:03

    MPLA pede união no combate à Covid-19

    Malanje - O Comité Provincial do MPLA em Malanje exortou os militantes, amigos, simpatizantes e a população em geral a "cerrarem fileiras" contra a Covid-19, tendo em conta o risco que a doença representa para a vida e o desenvolvimento das comunidades.