Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

01 Fevereiro de 2018 | 21h20 - Actualizado em 01 Fevereiro de 2018 | 21h20

Cuando Cubango: Rivungo aponta estratégia para desenvolvimento

Rivungo - A construção do aeródromo na sede do município do Rivungo, no Cuando Cubango, com 2300 de comprimentos, para debelar a descontinuidade em termos de acesso ao canal fluvial no rio Cuando, que liga Shangombo (Zâmbia) e Rivungo (Angola), consta das estratégias de desenvolvimento para 2018-2022.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Júlio Vidigal - Administrador do município do Rivungo

Foto: Armando Morais

Essa estratégia consta das seis apresentadas pelo administrador daquele município, Júlio Vidigal, argumentou que a construção do aeródromo, que já mereceu trabalhos de terraplenagem e compactação dos solos, permitindo assim aterrizagem de aviões de pequeno porte, afigura-se prioritária ao longo dos cinco anos de governação.

Referiu que a construção do aeródromo surge para debelar a descontinuidade do projecto do canal fluvial em termos de acesso, numa altura em que o maior aproveitamento do canal será obtido com a sua utilização a nível da região.

O investimento e massificação da pesca continental, uma vez que o rio Cuando é potencialmente rico em peixe, com destaque para os tipos cacusso e bagre, o que constitui uma das formas para a diversificação da economia, faz, igualmente, parte da estratégia de desenvolvimento.

Júlio Vidigal anunciou ainda a criação de infraestruturas para o comércio campestre como segundo uma das estratégias, para quem à captura é uma aposta segura onde as infraestruturas poderão contribuir na sua conservação, como garantia para a exportação.

O administrador avançou que, a efectivação de vários projectos vai atrair mais jovens para o município que dirige, porquanto estarão interessados em continuar a estudar para melhor interpretarem os fenómenos sociais e económicos, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino secundário.

A administração pretende, ainda no decurso de cinco anos, mobilizar recursos financeiros para a concretização do projecto Okavango - Zambeze, que passaria pelo aperfeiçoamento das vias de acesso, numa altura em que para se sair de Menongue a Rivungo, vice-versa, faz-se três dias de carro para todo o terreno.

Assim sendo, a recuperação das vias de acesso visa melhorar a viabilidade do canal fluvial, atrair o turismo, arrecadara mais receitas e prosperar a condição de vida dos munícipes residentes e não só.

Disse que a conclusão e entrada em funcionamento do canal fluvial Rivungo/Shangombo, que vai criar empregos, irão permitir a circulação de pessoas e bens, multiplicar negócios entre angolanos e o resto do mundo, melhorar o sistema de saúde, por ser opção certa para o desenvolvimento daquele município.

O município, que tem uma fronteira leste com a Zâmbia de 281 quilómetros e a sul com a Namíbia de 177 quilómetros. Fica da capital do Cuando Cubango, Menongue, a 661 quilómetros e destes 461 sem estradas onde a circulaçãos de pessoas e bens é feita em picadas aeronosas, usando para tal camiões com tracção 6*6, cuja trajectória dura três dias.

Os habitantes do Rivungo, estimados em mais de 30 mil cidadãos, entre Kuakuandos, Mbucussos e Ovimbundos trazidos àquela municipalidade durante o conflito armado, têm como principais actividades a agricultura, a pesca e o comércio.

Leia também
  • 23/01/2018 22:34:11

    Execução do canal fluvial no rio Cuando é positiva - Ministro dos Transportes

    Menongue - A execução física de 99 porcento do canal fluvial no rio Cuando, que liga as regiões do Shangombo (Zâmbia) e Rivungo (Cuando Cubango/Angola), foi considerada positiva, esta segunda-feira, pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

  • 22/01/2018 11:07:49

    Angola: Ministro dos Transportes trabalha no Cuando Cubango

    Luanda - O Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, viajou hoje, segunda-feira, para o município do Rivungo, província do Cuando Cubango, onde vai constatar os níveis de execução das obras de construção do canal fluvial transfronteiriço Rivungo-Shangombo.

  • 18/01/2018 01:11:11

    Presidente da IATA maravilhado com novo Aeroporto de Luanda

    Luanda - O presidente da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Alexander de Juniac, manifestou-se "encantado", nesta quarta-feira, com o novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção na comuna do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, numa área de 19.5 quilómetros quadrados.