12 Julho de 2018 | 02h15 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 02h53
Transportes quer disciplinar embarque e desembarque de passageiros
Ondjiva - O processo de embarque e desembarque de passageiros nas principais vias das sedes municipais do Cuanhama, Ombadja e Namacunde, província do Cunene, serão definidos através da criação de paragens colectivas de táxi.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Cunene: Director do Gabinete provincial,Tráfego e Mobilidade Urbana - António Wakanhuku José
Foto: José Cachiva
Em entrevista nesta quarta-feira à Angop, o director do gabinete provincial dos Transportes, tráfego e mobilidade urbana no Cunene, António Wakanhuco José, disse que o governo provincial começou de forma experimental nos municípios do Cuanhama e Namacunde, onde foram construídas três paragens destinadas a passageiros, em Ondjiva, sede de Namacunde e na zona fronteiriça de Santa-Clara.
Disse que a acção que está ser desenvolvida com apoio das administrações municipais e da Policia de Trânsito, cuja medida visa pôr fim a desordem registada sobretudo na sede capital e na vila fronteiriça de Santa Clara, de modo a dar mais segurança e dignidade a mobilidade da população.
“Começamos por definir os pontos para identificar as paragens para passageiros e não só ,mas também de terminais rodoviários para permitir a descarga de mercadoria e num curto espaço de tempo a marcação de sinais vai ganhar um outro dinamismo”, sublinhou.
A construção de paragens, no entender de António Wakanhuco José, vai permitir uma interação fluida entre os passageiros, taxistas, agentes reguladores de trânsito e outros intervenientes no processo de mobilidade
O responsável admitiu a existência de debilidade em relação a colocação de sinais para estacionamento de veículos que fazem transporte de mercadorias e passageiros, realçando a necessidade de uma maior mobilização dos utentes destes serviços em primarem por actos que visam uma harmonia entre os utentes da via.
Apelou aos taxistas a efectuarem as paragens em locais já definidos por rota, onde não causem embaraços, e possam cumprir as instruções dos agentes reguladores de trânsito, bem como proceder o embarque de passageiros por ordem de chegada.
Relativamente a legalização de viaturas de táxi, disse ser insatisfatório a adesão dos utentes uma vez que durante os primeiros seis meses o órgão licenciou apenas 10 veículos ligeiros de passageiros e 48 outros pesados, bem como o licenciamento de três novas empresas do sector o que permitiu a arrecadação de dois milhões, 217 mil e 620 kwanzas.
Disse que os dados apresentados são irrisórios, tendo em conta o número de veículos que realizam o serviço de táxi, pelo que, apelou envolvimento dos outros organismos na sensibilização dos utentes sobre a importância de contribuir no pagãmente de impostos.
Assuntos Província » Cunene Transporte
Leia também
- 26/12/2018 19:19:42
TAAG retoma voos nocturnos para Cabinda
Luanda - Depois de quatro dias de cancelamento, por falta de iluminação na pista do Aeroporto Maria Mambo Café, a TAAG - Linhas Aéreas de Angola S.A retoma, a partir desta quinta-feira (dia 27), os voos no período nocturno para a cidade de Cabinba.
-
23/12/2018 17:33:51
Falta de iluminação cancela voos nocturnos para Cabinda
Luanda - Devido a uma avaria no sistema de iluminação da pista do aeroporto Maria Mambo Café, na Província de Cabinda, o voo DT 126/7 da TAAG - Linhas Aéreas de Angola S.A, realizado diariamente no período nocturno para esta localidade, está cancelado, a partir de hoje (dia 23), informa a companhia, através de um comunicado de imprensa.
-
23/12/2018 16:49:47
Governo vai obrigar a legalização de agentes marinhos no Mussulo
Luanda - O Ministério dos Transportes vai obrigar aos operadores marítimos a cumprirem com os regulamentos instituídos, visando a melhoria da segurança no mar.
-
06/12/2018 06:11:52
Últimos passageiros de Cabinda transportados quarta-feira
Luanda - Pelo menos 108 passageiros, com destino a Cabinda, foram transportados pela TAAG - Linhas Aéreas de Angola, esta quarta-feira (às 22h00), num voo extra, depois das tentativas falhadas na segunda e terça-feira, devido a sucessivos cancelamentos de voos para esta província do norte do país, por alegadas razões operacionais.