Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Turismo

17 Outubro de 2017 | 06h09 - Actualizado em 17 Outubro de 2017 | 06h08

Cuanza Sul: Jovens solicitam reabilitação da Fortaleza e Farol do Sumbe

Sumbe - Jovens filiados ao secretariado municipal da JMPLA, no Sumbe, província do Cuanza Sul, solicitaram quinta-feira, nesta cidade , a reabilitação com urgência do Farol e Fortaleza do Sumbe, por encontrar-se em mau estado de conservação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza-Sul:Farol do Sumbe Sumbe

Foto: inacio sabino

Em declarações hoje à Angop,  após uma visita no âmbito do centenário da província, assinalado a 15 do corrente mês, o segundo secretário municipal da JMPLA,  João Calei da Silva, adiantou que o Farol encontra-se em mau estado de conservação, por isso, as entidades de direito devem reabilitar a mesma por ser  um local histórico.

Referiu que o estado em que se encontra a fortaleza do Sumbe é preocupante porque esta a se degradar cada dia que passa, visto que é um símbolo histórico do município. 

Segundo João Silva, urge a sua reabilitação, para que possa exercer o seu verdadeiro papel como monumento e sinalização para  navios e barcos que realizam  trabalhos no período nocturno ao longo da costa marítima, bem como para que os turistas e pessoas singulares possam também visitar o local  com tranquilidade.

“Vamos trabalhar com as entidades que velam pela conservação dos monumentos no sentido de darmos a nossa contribuição naquilo que for necessário",  sublinhou o segundo secretário municipal da JMPLA.

O resonsável de secção do Património Histórico e Cultural da Direcção Provincial da Cultura, João Pecado , disse  que  já existe um programa para reabilitação do Farol e da Fortaleza do Sumbe e, neste momento, aguardam  pela disponibilidade de meios financeiros.

A Fortaleza do Sumbe  foi edificada em 1769 por ordem  do Governador  Dom Inocêncio de Sousa  Coutinho, através de uma carta  ao capitão –mor  da Muxima , José Rodriguês . Foi classificada como Monumento de Arquitectura Militar , a 11 de Novembro de 1995 , pela antiga ministra da Cultura , Ana Maria de Oliveira.
Participaram na visita ao farol  do Sumbe  cerca de 50 jovens afectos ao Comité Municipal da JMPLA. 


 

Leia também
  • 28/05/2017 05:49:22

    Cuanza Sul: Turismo é factor de desenvolvimento - Administrador

    Sumbe - O Administrador municipal do Sumbe, (Cuanza-Sul), Manuel Rosa do Nascimento, afirmou este sábado que o turismo é um factor fundamental para o desenvolvimento sócio económico da região.

  • 01/01/2017 00:47:41

    Cuanza Sul:Cachoeira do Binga e Tocota destino para passagem de ano

    Sumbe - Distintas famílias no Sumbe , Gabela e Conda, província do Cuanza Sul escolheram locais como as Cachoeiras do Binga, Tocota e praias do Quicombo para passagem de ano, como forma de estimular o turismo interno.

  • 22/11/2016 02:20:27

    Cuanza Sul : Estabelecimento hoteleiro Mar Sol agraciado com troféu

    Sumbe - O Governador do Cuanza Sul , Eusébio de Brito Teixeira, procedeu, segunda-feira, na cidade do Sumbe , a entrega de um galardão e certificado de mérito ao complexo hoteleiro Mar Sol , pela recém-distinção na quinta edição da Bolsa Internacional de Turismo "Bitur/Okavango, que decorreu em Luanda de 13 a 16 de Outubro.